Kato: «Árbitro disse-me que se o apanha-bolas fosse um rapaz não havia problema»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 22, 2023

Miyu Kato tornou-se famosa em Roland Garros por ter sido desqualificada do torneio de pares feminino, num encontro ao lado de Aldila Sutjiadi, contra Marie Bouzkova Sara Sorribes Tormo. Ora, a japonesa agora revelou mais pormenores do que se passou, com declarações que prometem dar muito que falar, em entrevista ao portal Claytenis.

“A minha mente estava muito mal. Depois da desqualificação pensei seriamente em ir para casa no Japão”, começou por explicar, antes de revelar contornos do que se passou. “O árbitro e o supervisor falaram comigo depois e disseram que se o apanha-bolas fosse um rapaz não havia problema. Também explicaram que como a rapariga chorou mais de 15 minutos tiveram de tomar uma decisão porque se tivesse parado ao fim de cinco minutos estava tudo bem. Se a bola tivesse ido às pernas ou braços também não me desqualificavam. Mas como foi no pescoço foi diferente”, sublinhou.

Leia também:

 

Kato confessou que sofreu muito e que só voltou a sorrir no dia da final de pares mistos. “Passei várias horas no balneário, não queria ver as redes sociais nem falar com ninguém. Tinha de ir ao doping, então esperei ali sozinha. Nada foi divertido até ao dia da final. Felizmente recebi muitas mensagens de apoio, mensagens positivas. As jogadoras e treinadores apoiaram-me todos”, afirmou.

Por outro lado, revelou que Bouzkova lhe enviou uma mensagem, enquanto Sorribes Tormo manteve o silêncio sempre. “Bouzkova enviou-me uma mensagem, mas não lhe respondi. Dizia ‘lamento o que aconteceu, espero que tu e a tua parceira estejam bem”, revelou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt