João Sousa vence duelo de estrelas e regressa a umas ‘meias’ 15 meses depois

Por José Morgado - Agosto 4, 2023
sousa-porto

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos, continua a viver uma semana de sonho no regresso ao circuito após dois meses parado devido a uma lesão nas costas que o impediu de competir ao seu melhor nível nos primeiros cinco meses de 2023. O vimaranense de 34 anos qualificou-se para as meias-finais do Porto Open Challenger 125 e garantiu que vai voltar ao top 300 do ranking ATP, do qual saiu nos últimos meses. Esta é a primeira meia-final da temporada para Sousa. A última havia sido rumo à final do ATP 250 de Genebra, em maio do ano passado.

Nos quartos-de-final do torneio portuense, João Sousa, ex-top 30 mundial de singulares e pares, derrotou o francês Pierre Hugues Herbert, ex-top 40 de singulares e antigo número dois da variante de pares, onde é múltiplo campeão de Grand Slam, por 7-6(4) e 6-2. O português ainda salvou dois set points no primeiro set antes de dominar completamente a segunda partida em mais um encontro que teve casa cheia no Porto.

Sousa defronta nas meias-finais o vencedor do último encontro dos ‘quartos’ entre o francês Jules Marie e o cazaque Denis Yevseyev.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt