João Sousa vai tentar regressar aos Challengers, em Phoenix, na próxima semana

Por José Morgado - Março 11, 2020
sousa-montpellier

João Sousa, número um português e melhor tenista luso da história, deverá voltar a disputar um torneio Challenger pela primeira vez desde julho de 2013 na próxima semana, durante o torneio de Phoenix. A prova, que tem sempre tradicionalmente um elenco fortíssimo e já tem confirmada mais de uma dezena de tenistas do top 100, abriu 10 vagas extra para a edição de 2020 para tenistas que possam viajar até ao local e fazer o ‘sign in’.

Assim, os oito tenistas com melhor ranking que fizerem o ‘sign in’ entrarão diretamente no quadro principal, ao passo que os dois seguintes jogam a fase de qualificação. Para além disso, há ainda alguns wild cards para distribuir.

Frederico Marques, treinador de João Sousa, explicou ao nosso site como é que têm vivido os últimos dias. “Estamos em Indian Wells, estamos aqui até sexta-feira ou sábado a treinar e nesse dia viajamos para Phoenix de modo a tentar entrar no torneio. Abriram mais oito vagas no quadro principal e duas no qualying para quem não estava inscrito. Ele está a 70 do Mundo e não vai ser fácil entrar porque há muitos jogadores que vão entrar. Vamos assinar e esperar para ver se conseguimos competir em singulares ou em pares. Se não conseguirmos entrar vamos para Miami treinar e ver se há ou não torneio.”

O regresso a casa ainda foi uma hipótese, inviabilizada pela situação do Covid-19. “Ainda pensámos voltar para resolver definitivamente a situação do pé do João que está finalmente praticamente bem, mas vimos que havia muitos voos cancelados e problemas para quem vem da Europa pelo que decidimos ficar e ver se as coisas se acalmam.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com