João Sousa ainda teve set point mas é travado por top 10 na 2.ª ronda do US Open

Por José Morgado - Setembro 1, 2022
sousa-norrie

João Sousa, número um nacional e melhor tenista português de todos os tempos, foi eliminado esta quinta-feira na segunda ronda do US Open, prova onde Portugal agora tem apenas representação na variante de pares, quer através de Sousa (ao lado do brasileiro Marcelo Demoliner), quer pela dupla Nuno Borges e Francisco Cabral, todos apurados para a segunda ronda.

Num encontro muito disputado — apesar de resolvido em sets diretos — Sousa, de 33 anos, lutou e competiu muito bem (como quase sempre!) mas acabou derrotado pelo britânico Cameron Norrie, número oito do Mundo e um dos jogadores mais difíceis de defrontar no circuito ATP — raramente tem um dia mau… — por 6-4, 6-4 e 7-6(4), num encontro resolvido somente ao cabo de 2h25 e no qual o português chegou a ter um set point na reta final do terceiro set.

Sousa termina a sua participação em Grand Slams esta época com duas vitórias (um em Roland Garros e outra no US Open) mas ainda tem a variante de pares em Nova Iorque.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt