João Sousa sobre Djokovic: «Está a um nível acima de todos os outros»

Por Nuno Chaves - Novembro 26, 2018
joao-sousa-djokovic

João Sousa, número um nacional, teve uma época para mais tarde recordar e que teve como ponto mais alto o título no Millennium Estoril Open, um dos grandes objetivos do vimaranense.

Numa entrevista à Sport Tv, o 44.º do ranking fez uma análise da temporada. “Até maio ja estávamos a jogar muito bem. Em Indian Wells bati o Zverev, em Miami o Goffin. Fui conseguindo bons resultados em terra batida e culminou com o título no Estoril Open”, revelou.

Quanto ao título em Portugal, a satisfação era muita. “Tinha tido anos difíceis no Estoril. Queria fazer bons resultados em casa, diante do meu público. Consegui uma série de encontros muito bons, foi uma semana que vai ficar guardada para sempre. Era consciente que se jogasse a um bom nível podia ter um bom resultado. Não foi uma surpresa porque estávamos conscientes de que podíamos fazer um bom torneio. O objetivo era mesmo vencer o Estoril Open”, confessou.

Depois do triunfo em Portugal, veio uma sequência uma sequência menos positiva, onde as vitórias tardavam em aparecer. Sousa realçou a importância de aprender nessas alturas. “Temporada é feita de momentos bons e maus. Nos momentos menos bons aprendemos muita coisa. Conseguimos dar a volta mas faz parte da carreira de um jogador. Foi uma parte do ano não tão boa, que não foi fácil mas conseguimos dar a volta e terminámos a época a jogar muito bem”.

João Sousa defrontou Novak Djokovic por duas vezes na segunda metade do ano. O português considera que o número um mundial está melhor que a concorrência. “O Novak conseguiu vir de uma situação muito complicada. Todos, mesmo os melhores, têm esses momentos. Terminou o ano a jogar a um nível altíssimo. Joguei com ele no US Open e em Paris e ele esteve muito bem. Fiz duas grandes exibições, mas ele está a um nível acima de todos os outros. Acabar o ano como número 1 é merecido”.

No US Open, Djokovic acusou o calor e chegou a ir ao balneário, algo que foi criticado pela opinião pública. Sousa não se alongou muito mas deixou uma garantia. “Não fui apologista, mas cada pessoa pode agir como quiser. Foi uma tática diferente…”, disparou.

Questionado sobre a superioridade de Djokovic, Roger FedererRafa Nadal, Sousa respondeu assim.“Não são jogadores de outro planeta, mas são atletas que são superiores aos outros. Seja a nível fisico e mental. Admiro-os muito, têm dado muito ao nosso desporto, sao atletas fantásticos, é um privilégio poder conviver no dia a dia com eles”.

 

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.