João Sousa segue os passos de Elias e avança aos 'quartos' em Umag
João Sousa fechou com chave de ouro um dia vitorioso para o ténis português. Depois de Gastão Elias ter carimbado a melhor vitória da carreira, frente a Pablo Cuevas, o número um nacional e 32.º do ranking ATP desceu ao court central e garantiu igualmente acesso aos quartos de final do ATP 250 de Umag, na Croácia, com um triunfo em parciais diretos.
A defender o estatuto de segundo cabeça de série, Sousa bateu o argentino Leonardo Mayer, seu parceiro de pares em alguns torneios e 117.º da classificação mundial, por 7-5 e 7-6(1), num encontro equilibrado e com a duração de 1h35. O vimaranense de 27 anos ainda esteve em desvantagem por 2-5 na segunda partida, mas subiu o nível e conseguiu rubricar a vitória em dois sets.
Nos quartos de final de um torneio ATP pela quarta ocasião em 2016, Sousa, finalista da prova croata na época transata, vai encontrar o eslovaco Andrej Martin, número 124 da tabela classificativa mundial, que afastou o compatriota Martin Klizan, sétimo favorito, em três partidas. Sousa e Martin já se defrontaram em torneios challenger, em 2013, com o confronto direto empatado a uma vitória para cada lado.
Com esta vitória em Umag, João Sousa e Gastão Elias estão pela segunda semana consecutiva nos quartos de final de um evento do circuito principal, depois de o terem feito no ATP 250 de Bastad, na Suécia. Hoje, Elias carimbou mesmo o seu primeiro triunfo da carreira sobre um jogador do top 20 mundial ATP.