João Sousa perde sorteio dos lucky losers mas ainda pode entrar no quadro

Por José Morgado - Fevereiro 13, 2022
joao-sousa

João Sousa viveu este domingo um dia de pouca sorte em Doha, no Qatar. Depois de ter falhado o objetivo de garantir a qualificação para o quadro principal do torneio árabe ao perder com o italiano Thomas Fabbiano, o vimaranense de 32 anos também não foi feliz no sorteio dos lucky losers e não conseguiu entrar, para já, na principal grelha de participantes do evento qatari.

Indicam as regras do ATP Tour que, quando um jogador desiste ainda antes de concluído o qualifying, os dois jogadores com melhor ranking entre os derrotados na ronda de acesso sejam submetidos a um sorteio, para evitar que o tenista mais bem classificado (neste caso era João Sousa…) não entre em court sabendo que pode perder e avançar na mesma. Esse sorteio foi ganho por Elias Ymer, segundo tenista com melhor ranking, que assim entrou no quadro e vai defrontar o italiano Lorenzo Musetti.

A partir do momento em que o quadro principal arranca, uma eventual desistência será sempre compensada pela entrada do tenista com melhor ranking a perder na última ronda no qualy — neste caso João Sousa — assim ele se mantenha no Qatar e ‘assine’ a presença diária para assumir esse estatuto de lucky loser.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt