Incrível: João Sousa volta a salvar match points antes de somar 6.ª vitória seguida

Por José Morgado - Fevereiro 12, 2022

Seis dias depois de voltar a fazer história com a conquista do ATP 250 de Pune, na Índia, João Sousa, número um português e 86.º colocado do ranking ATP, regressou este sábado à competição com uma vitória muito dura rumo à segunda e última ronda da fase de qualificação do ATP 250 de Doha, no Qatar, onde é o primeiro cabeça-de-série. Sousa, de 32 anos, teve de jogar a fase prévia pelo facto de os rankings de entrada na competição serem (muito) anteriores à nova atualização da classificação, que lhe permitiria entrar diretamente.

Longe do nível apresentado na semana passada, o melhor português de sempre lutou bastante e deu a volta para derrotar o russo Evgeny Karlovsky, número 278 ATP, por 6-3, 1-6 e 7-6(5), num encontro resolvido em pouco mais de duas horas e que ficou marcado pelas condições muito ventosas em que foi disputado, totalmente distintas daquelas em que Sousa brilhou na Índia. Esta é a sexta vitória seguida de João Sousa e a segunda nas últimas três em que teve de salvar match points…

 Na ronda de acesso ao quadro, Sousa tem encontro marcado com o italiano Thomas Fabbiano, 182.º ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt