João Sousa perde em Auckland e fica à espera de desistência(s)

Por José Morgado - Janeiro 8, 2023

João Sousa, número um português e atual 82.º colocado do ranking mundial, foi derrotado este domingo ao início da madrugada na segunda e última ronda da fase de qualificação do ATP 250 de Auckland, a prova que o vimaranense de 33 anos escolhe habitualmente (excepto os últimos dois anos em que foi cancelada) para começar o ano e onde foi finalista em 2017.

O minhoto não resistiu ao gigante norte-americano Christopher Eubanks, 123.º, de mais de dois metros de altura, por 6-7(3), 7-5 e 6-4, num encontro resolvido em 2h12 e que foi resolvido, como se esperava, em muito poucos pontos em cada set. Diante de um adversário que serve muito bem (19 ases) e dá pouco ritmo, Sousa não conseguiu superiorizar-se ao seu norte-americano nos momentos importantes.

Sousa ainda pode entrar no quadro principal em Auckland, mas terá de contar duas desistências nos próximos dias para ter a felicidade de ser o lucky loser, já que o argentino Federico Coria está à sua frente na lista de entrada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt