João Sousa orgulhoso com convite do ATP: «Estou muito motivado para ajudar»

Por José Morgado - Outubro 18, 2024
Créditos: Millennium Estoril Open

João Sousa, melhor tenista português de sempre — retirado em abril, na última edição do Millennium Estoril Open –,  disse ser um “privilegiado” por ter sido convidado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) para diretor de comunicação dos jogadores, com o objetivo de “melhorar o ténis e as condições dos jogadores”.

“Foi um convite algo inesperado por parte da ATP para começar a trabalhar com eles nesta nova função, por forma, a poder comunicar um pouco mais com os jogadores. Acho que sou um privilegiado por a ATP ter pensado em mim para fazer este trabalho”, confessou o vimaranense, em declarações à Lusa.

Sousa, de 35 anos, só foi oficializado agora como diretor de comunicação dos jogadores da ATP, mas já fez “algumas semanas de experiência no circuito, em Wimbledon, no US Open e em outros torneios, onde se realizaram algumas reuniões.” “Estou muito motivado para poder ajudar, acrescentar algo ao ténis internacional e, obviamente, por poder trabalhar de mais perto com aqueles que eram os meus rivais e agora estamos na mesma página e no mesmo objetivo, que é melhorar o ténis e as condições dos jogadores, algo que a ATP está à procura. Este é um dos principais objetivos”.

Além de “muito motivado para fazer um bom trabalho”, o melhor tenista português de todos os tempos, que em maio de 2016 alcançou o 28.º lugar no ranking mundial e conquistou quatro títulos ATP ao longo da carreira, diz ser este “um novo desafio”, com o qual está “muito contente”. “Vou viajar agora para Viena, depois para Paris-Bercy, onde vamos ter algumas reuniões, e a seguir para as Nitto Finals em Turim, na última semana do calendário e muito especial para a ATP. Lá, vamos preparar o próximo ano de 2025”, revela Sousa, o novo diretor de comunicação da ATP.

João Sousa é o novo diretor de comunicação dos jogadores do ATP Tour

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com