João Sousa nas meias-finais de Montpellier
João Sousa mostrou-se muito confiante e venceu, de forma convincente, o alemão Philipp Kohlscreiber, terceiro pré-designado do torneio e 23.º ATP por 7-6(5) e 6-4. O número um português está assim nas meias-finais do Open Sud de France 2015, em Montpellier, onde irá defrontar o polaco Jerzy Janowicz.
Neste que foi o primeiro encontro entre ambos, Sousa entrou melhor no set inaugural. Com níveis altos de eficácia no primeiro serviço, foi com essa pancada que o português foi dominando o encontro, disparando 6 ases. A meio do primeiro set, o português iria quebrar o serviço do alemão colocando o jogo 4-2 a seu favor, porém, já a servir para fechar o set, Sousa acabaria por sofrer de um quebra de concentração momentânea que o fez ceder o break. O set só ficaria decidido no tie-break, com o tenista luso a levar a melhor por 7-6(5).
Sousa entrou determinado no segundo set, porém, antes de conseguir o primeiro break, teve a capacidade de superar dois break-points no quarto jogo. Logo no jogo seguinte, o português conquistou a vantagem, passando a liderar por 3-2.
Tal como no primeiro set, o nº 49 Mundial não conseguiu levar a vantagem adquirida até final e cedeu, logo no jogo de serviço seguinte, o break ao alemão. Porém, como não há duas sem três, Sousa voltou a quebrar o serviço de Kohlscreiber e conquistou, finalmente, a vantagem que se tornaria decisiva.
A partir deste momento, João soube aguentar bem a pressão positiva do momento, manteve o seu serviço, e acabou por vencer o alemão por 7-6(5) e 6-4.
Esta é a terceira vez que o jovem vimaranense vence um jogador do Top-25. Anteriormente, Sousa tinha batido depois de Gaël Monfils (Metz, 2014) e David Ferrer (Kuala Lumpur, 2013).
Com a presença nas meias-finais do torneio francês, Sousa garante a subida provisória ao 45.º posto do ranking ATP.