João Sousa não resiste em Doha e fica à porta do quadro principal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 13, 2022
joaosousa-ausopen

João Sousa, número 86 do ranking ATP e melhor português de todos os tempos, não conseguiu manter intacta a sua série de vitórias e foi eliminado na derradeira ronda do qualifying do ATP 250 de Doha. O número um nacional já tinha afirmado que não estava nas melhores condições mas, ainda assim, deixou tudo em campo frente ao italiano Thomas Fabbiano (182.º), com quem perdeu pela segunda vez em três encontros na carreira.

O transalpino levou a melhor com os parciais 7-6(6) e 6-4, ao cabo de 1h47, sendo que Sousa chegou mesmo a ter uma vantagem de um break logo a abrir o encontro. Mais tarde, já no tie-break, o português chegou ao set point, mas Fabbiano salvou no serviço e acabou por virar a seu favor. No segundo set, o italiano abriu com um break, Sousa reagiu para fazer o 4-4, mas voltou a ser quebrado e já não operou qualquer reviravolta.

Desta forma, João Sousa fica à porta do quadro principal, podendo ainda esperar por uma eventual desistência para entrar na lista principal no Qatar. Caso não se confirme, segue para o ATP 500 do Dubai, onde tem vaga também na fase de qualificação.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt