João Sousa mantém bom momento e segue para os ‘oitavos’ em Bastad
João Sousa, número um nacional, continua a mostrar que está a viver uma excelente fase na presente temporada. Depois dos históricos oitavos de final em Wimbledon (perdeu apenas para Rafa Nadal), o vimaranense, que já se apurou para os quartos de final na variante de pares, também entrou a vencer nos singulares, no ATP 250 de Bastad.
O jogador minhoto, que teve pela frente o checo Jozef Kovalik, venceu com os parciais de 7-6(3) e 6-4, ao cabo de 1h30 minutos de jogo. O primeiro set ficou marcado pelo equilíbrio, mas no tie-break, Sousa revelou-se muito mais forte e com uma consistência de jogo determinante.
Se Kovalik, durante todo o encontro, procurou sempre ataques constantes para desiquilibrar, o português soube conter esses mesmos ataques e comandar os pontos quando assim tinha de ser, sempre com a sua direita e serviço como grandes armas.
Ainda assim, João Sousa complicou, ligeiramente, a sua vitória. No segundo set, esteve a vencer por 5-2, mas permitiu um break a 5-3, ainda assim, quando Kovalik servia para igualar o parcial a 5-5, o português fez uma quebra de serviço determinante para fechar a vitória.
Na luta por um lugar nos quartos de final, Sousa, que defende o estatuto de oitavo cabeça de série, tem pela frente o tenista da casa Elias Ymer, jogador de 23 anos e apontado como um dos grandes talentos do ténis sueco.