João Sousa joga a bom nível e regressa a uns ‘quartos’ quase dois anos depois

Por José Morgado - Setembro 2, 2021
joao-sousa

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos e atualmente caído para o 149.º posto do ranking mundial depois de dois anos complicados, com muitas lesões e poucas vitórias, fez esta quinta-feira uma das suas melhores exibições da temporada para se qualificar para os quartos-de-final do Rafa Nadal Open, um torneio Challenger 80 que decorre esta semana nas instalações da famosa academia do tenista espanhol.

O vimaranense de 32 anos, antigo top 30 mundial, derrotou nos oitavos-de-final do torneio o espanhol Roberto Ortega-Olmedo, número 329 do ranking ATP, por 6-3 e 6-3, em 1h35, num encontro em que impôs a superior qualidade do seu serviço e direita (como raras vezes se tem visto em 2021), mostrando que, quando está a jogar bem, o seu nível é bem superior a esta categoria de torneios.

Nos quartos-de-final, os seus primeiros desde o ATP 250 de Chengdu, em setembro de 2019, Sousa vai defrontar o vencedor do encontro entre o chileno Marcelo Tomás Barrios (172.º) e o belga Michael Geerts (316.º).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt