João Sousa derrota Thiago Monteiro e volta a ganhar um top 100 ano e meio depois

Por José Morgado - Abril 10, 2021
joao-sousa4
FOTO FPT

João Sousa, número um português e 107.º colocado do ranking mundial, levou este sábado a melhor num duelo falado na nossa língua para se qualificar para a segunda e última ronda da fase de qualificação do ATP Masters 1000 de Monte Carlo, no Principado do Mónaco. É a primeira vitória de Sousa em terra batida esta época, depois de cinco derrotas nos duelos anteriores.

Confirmando as suas melhorias exibicionais das últimas semanas, Sousa, de 32 anos, derrotou o melhor tenista brasileiro da atualidade, Thiago Monteiro, 78.º ATP, por 7-5 e 6-2, num encontro resolvido em 1h13 e em que ganhou 9 dos últimos 11 jogos. Monteiro, vindo de lesão, ainda serviu para ganhar o primeiro set, mas o vimaranense foi demasiado forte na última meia-hora. Esta é a sua primeira vitória sobre um top 100 ATP desde outubro de 2019.

Na ronda de acesso ao quadro, João Sousa vai defrontar o vencedor do encontro entre o argentino Federico Coria, 86.º ATP, e o italiano Thomas Fabbiano, 172.º.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt