João Sousa defronta ex-top 10 na primeira ronda de Roland Garros

Por José Morgado - 23 Maio, 2019
Joao-Sousa

João Sousa, número um português e 70.º colocado do ranking ATP, já tem adversário para o torneio Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada, cujo quadro principal arranca este domingo, em Paris. O número um nacional, que foi afastado esta semana nos oitavos de final em Genebra, defronta na primeira ronda o espanhol Pablo Carreño Busta, ex-top 10, atualmente no 56.º posto ATP, um dos seus melhores amigos no circuito e que não ganha um encontro desde janeiro.

João Sousa e Pablo Carreño nunca se defrontaram em terra batida, mas o português lidera o confronto direto por 2-1, sendo que todos os anteriores confrontos foram em piso rápido. O último, também foi num Grand Slam, durante a segunda ronda do US Open. Juntos, os dois bons amigos já foram vice-campeões de um Masters 1000 em pares, em Roma 2018.

João Sousa, que no ano passado não foi além da primeira eliminatória, tem como melhor resultado no Major parisiense a segunda ronda: alcançou esta fase em quatro ocasiões (2013, 2015, 2016 e 2017). O tenista luso é o único representante nacional no quadro principal, depois de João Domingues ter sido eliminado na segunda ronda do qualifying e de Pedro Sousa ter ficado a dois lugares de entrar direto (e não ter jogado o qualy por estar lesionado).

Apesar de estar numa fase de menor fulgor a nível de resultados em singulares, Sousa tem estado a viver uma das melhores alturas da carreira em Grand Slams. Nos últimos dois Majors alcançou os oitavos de final (no US Open) e a terceira ronda (no Australian Open).

 

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.