João Sousa cai na ronda de acesso ao quadro principal em Halle

Por José Morgado - Junho 13, 2021
joão-sousa2
FOTO FPT

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos mas caído para o 114.º posto do ranking ATP, perdeu este domingo uma boa oportunidade de reentrar num quadro principal de um dos maiores torneios do circuito, ao cair na ronda de acesso ao quadro principal do ATP 500 de Halle, na Alemanha, prova que conta com nomes como Roger Federer, Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev.

O vimaranense de 32 anos, que parece estar a reencontrar alguma forma em relva, uma superfície na qual até tem boas memórias, perdeu na segunda e última ronda da fase de qualificação com o eslovaco Lukas Lacko, ex-top 100 mas atualmente fora do top 200 após um longo período lesionado, por 4-6, 6-4 e 6-3, em 1h53 de um duelo em que o português pareceu claramente por cima durante um set e meio.

“Agora que estou quase a jogar bem, acontece-me sempre algo”, foi desabafando o minhoto já na reta final do duelo.

Sousa ruma agora a Londres para jogar a fase de qualificação de Wimbledon, a menos que durante esta semana ainda desistam cinco tenistas e, nesse cenário, o português vai competir no ATP 250 de Maiorca, em Espanha.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt