João Sousa bate ex-top 20 em Córdoba e volta a uns ‘quartos’ nove meses depois
Na semana em que deu um trambolhão de 78 lugares no ranking, João Sousa está a mostrar a capacidade de superação que tem definido toda a sua carreira. Depois de quebrar um longo jejum na primeira ronda do ATP 250 de Córdoba, o melhor português de sempre deu a melhor sequência possível e carimbou o apuramento para os quartos-de-final na Argentina, garantindo o regresso a essa fase de um torneio ATP nove meses depois.
O número 162 da hierarquia mundial masculina levou a melhor diante de Cristian Garín (103.º ATP e antigo 17.º) com os parciais 7-5 e 7-6(6), com o próprio encontro a revelar a enorme capacidade de luta do vimaranense. É que Sousa, de 33 anos, esteve a perder por 5-3 em ambos os sets. No primeiro, venceu quatro jogos seguidos para selar o triunfo no parcial; no segundo, salvou um set point a 3-5 e teve dois match points a 6-5, mas ainda apagou mais um set point no tie-break antes de finalmente celebrar ao cabo de pouco mais de duas horas.
Leia também:
- — [VÍDEO] Roubo escandaloso no College Tennis torna-se viral
- — Wawrinka brinca: «Às vezes também não sei como ganhei três Slams»
- — [VÍDEO] Bublik perdeu a cabeça e partiu três (!) raquetes de seguida
João Sousa não atingia esta fase de uma prova do circuito principal desde que se sagrou vice-campeão no ATP 250 de Genebra, no qual chegou mesmo a servir para fechar o encontro diante de Casper Ruud. Agora vai lutar por uma vaga nas meias-finais com o vencedor do duelo entre Albert Ramos (54.º) e Dusan Lajovic (89.º).
Certo é que já está a somar pontos importantes no ranking ATP, já que, com este triunfo, salta provisoriamente para o 139.º posto da hierarquia mundial masculina. Isto num mês que será decisivo para evitar ter de voltar ao circuito Challenger.