João Sousa atinge melhor ranking em quase DOIS ANOS, Pedro sai do top 100

Por José Morgado - 25 Fevereiro, 2019

João Sousa subiu esta segunda-feira duas posições na classificação do ténis mundial, para a 38.ª, enquanto Pedro Sousa desceu dois lugares e saiu do ‘top 100’ da hierarquia, liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Depois de na semana passada ter chegado à segunda ronda no Rio de Janeiro, João Sousa joga esta semana no torneio de São Paulo, no qual se tornou o primeiro português a alcançar o estatuto de primeiro cabeça de série numa prova do ATP. O vimaranense está na sua melhor classificação desde maio de 2017!

Na tabela divulgada esta segunda-feira, Pedro Sousa, que também marcará presença no torneio paulista, saiu dos 100 primeiros colocados, no qual tinha entrado há duas semanas (99.º), passando a ocupar a posição 101. João Domingues subiu quatro postos, para o 212.º, Gonçalo Oliveira passou do lugar 290 para o 288 e ultrapassou Gastão Elias, que protagonizou uma descida de 35 posições, até à 297.ª posição.

A tabela, que continua a ser liderada por Djokovic, seguido do espanhol Rafael Nadal e do alemão Alexander Zverev, segundo e terceiro, respetivamente, não sofreu mexidas no ‘top 10’. O grego Stefano Tsitsipas, que no domingo venceu o cazaque Mikhail Kukushkin na final do torneio de Marselha, protagonizou a primeira mexida da tabela, subindo do 12.ª para o 11.º posto.

Na hierarquia feminina, a checa Petra Kvitova, derrotada no sábado na final do torneio do Dubai, pela suíça Belinda Bencic, subiu do quarto para o terceiro lugar, por troca com a norte-americana Sloane Stephens. A tabela é liderada pela japonesa Naomi Osaka, seguida da romena Simona Halep.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.