João Sousa abre temporada frente a Fabio Fognini
Está conhecido o primeiro adversário de João Sousa na temporada de 2016 e ele é tudo menos desconhecido. Fabio Fognini, o italiano de 28 anos com quem o vimaranense mediu forças em duas ocasiões em 2015, surge como o obstáculo inaugural no torneio de Auckland, Nova Zelândia, que se disputa a partir de segunda-feira.
O jogador nacional, atualmente na 33.ª posição do ranking mundial, derrotou Fognini, 21.º ATP e sexto cabeça-de-série, na terra batida de Umag, Croácia, sendo que no piso rápido do Masters 1000 de Xangai foi o transalpino quem levou a melhor. Antes de 2015, os dois jogadores tinham já medido forças em Monte Carlo, em 2014, com triunfo para Fognini em três partidas.
Em caso de vitória, o pupilo de Frederico Marques defronta nos quartos-de-final o vencedor do encontro que coloca frente-a-frente o espanhol Albert Ramos-Vinolas e um jogador vindo do qualifying. Nos quartos-de-final, é Jo-Wilfried Tsonga, segundo cabeça-de-série, quem surge no caminho do jogador de Guimarães.
João Sousa ficou na parte inferior do quadro, fugindo do principal favorito, David Ferrer, e de John Isner, terceiro pré-designado.