João Monteiro bate Nuno Deus em Vigo; Cação e Falcão avançam ao quadro principal

João Monteiro, número 837 do ranking mundial, carimbou esta segunda-feira o passaporte para os oitavos de final do torneio future de Vigo, em Espanha, que distribui 10 mil dólares em prémios monetários. O jogador de 22 anos, que recentemente deixou o circuito universitário norte-americano para apostar na sua carreira profissional, bateu o compatriota Nuno Deus, 983.º ATP, por 4-6, 6-0 e 6-1, em 1h52.

Mas a jornada de hoje foi igualmente dedicada à conclusão da fase de qualificação. Tiago Cação, de 18 anos e 1147.º da hierarquia, e Gonçalo Falcão, de 28 e 1289.º do Mundo, garantiram apuramento para o quadro principal após triunfos em parciais diretos. Cação, segundo cabeça de série, bateu David Elias, oriundo de Espanha, por 6-2 e 6-2, ao passo que Falcão, quinto pré-designado, ultrapassou o também espanhol Alberto Nieto, por 6-3 e 7-5.

Na primeira eliminatória do quadro principal, Tiago Cação mede forças com mais um jogador espanhol, Marc Fornell-Mestres, 971.º ATP, enquanto Gonçalo Falcão tem compromisso marcado com Samuel Ribeiro Navarrete, igualmente proveniente do nosso país vizinho e número 747 da tabela classificativa.