Inês Murta afastada em Cantanhede; Joana Valle Costa desiste por lesão
Inês Murta, número 740 do ranking mundial WTA, e Joana Valle Costa, 881.ª classificada, não tiveram a sorte do seu lado esta sexta-feira. As únicas jogadoras portuguesas ainda em prova na vertente individual foram travadas nos quartos de final do torneio ITF de Cantanhede, que distribui 10 mil dólares em prémios monetários e reuniu inicialmente dez tenistas nacionais no quadro principal.
Murta, a defender o estatuto de sexta cabeça de série do evento conimbricense, esteve muito perto da vitória mas acabou por não resistir à irlandesa Jennifer Timotin, oriunda da fase de qualificação e ausente da tabela mundial, cedendo pelos equilibrados parciais de 4-6, 7-5 e 7-6(1), num duelo que se prolongou por 2h27.
Já Valle Costa, à procura das suas primeiras meias-finais de um torneio desta categoria desde abril de 2013, não conseguiu concluir o encontro frente à britânica Sarah Beth Grey, 927.ª colocada da hierarquia. A lisboeta de 20 anos foi forçada a desistir devido a lesão, após 49 minutos, quando o marcador registava 7-5 a favor da opositora.
Na competição de pares, três jogadoras portuguesas vão estar presentes na final. As convidadas Francisca Jorge e Marta Oliveira ultrapassaram as terceiras cabeças de série da variante em apenas 45 minutos e desafiam agora Inês Murta e a francesa Laetitia Sarrazin, segundas pré-designadas.