Janowicz desiste e entrega título a Gasquet
Não foi preciso muito suor derramado para que Richard Gasquet deitasse as mãos ao troféu no Open Sud de France, disputado em Montpellier. O jogador da casa, quarto cabeça-de-série, tinha pela frente o polaco Jerzy Janowicz, mas viu o carrasco de João Sousa desistir quando liderava por 3-0 na primeira partida.
Este é o terceiro título de Gasquet no torneio gaulês, tendo ganho também em 2013 e em 2006, quando o evento era ainda disputado em Lyon. Em declarações no final do encontro, o favorito do público, que vence desta forma o seu 11.º título, não escondeu que já tinha conhecimento das limitações do seu adversário:
“Já sabia que ele estava doente desde o aquecimento. Desde cedo que vi que ele não conseguia jogar, mas tudo pode acontecer, por isso mantive-me concentrado. Tive uma boa semana, com encontros sólidos, e isto é bom para o resto da temporada, para a qual me sinto a 100%”.
Já Janowicz, que foi forçado a disputar uma terceira partida com João Sousa na ronda anterior, não escondeu o desapontamento e diz que tudo começou a meio da semana: “fiquei doente há dois dias e já não durmo desde então.. Nunca tinha ficado constipado e sinto-me mesmo fraco. Não houve muito que pudesse fazer hoje”.