Jaime Faria e Henrique Rocha em rota de colisão no qualifying do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 11, 2026

Foram conhecidos este domingo os quadros de qualificação do Australian Open. Do lado masculino, destaque para o facto de os dois representantes portugueses — Jaime Faria e Henrique Rocha — estarem em rota de colisão na mesma secção do quadro. Os dois amigos podem defrontar-se na terceira ronda e seria uma ótima notícia que isso acontecesse — era sinal que teríamos mais um português no quadro principal.

Yannick Hanfmann, primeiro cabeça-de-série do qualy, é o principal favorito desta secção. Na primeira ronda (já na próxima madrugada, pelas 3h da manhã), Faria defronta o croata Luka Mikrut (160.º ATP), ao passo que Rocha encara o brasileiro João Reis da Silva (204.º).

O destaque internacional deste quadro é a presença de Kei Nishikori, ex-top 5 mundial.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com