Já sabem o nome dela? Mirra Andreeva está nos ‘oitavos’ de Wimbledon com 16 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 9, 2023

Há tenistas que passam quase uma carreira inteira a tentar chegar à segunda semana de um Grand Slam. E depois surgem os iluminados que só precisam de duas tentativas para o fazer acontecer… aos 16 anos. Eis Mirra Andreeva, fenómeno da Rússia, que se apurou para os oitavos-de-final de Wimbledon depois de mais uma prestação incrível.

A número 102 do ranking WTA bateu a compatriota Anastasia Potapova (23.ª), com os parciais 6-2 e 7-5, em 1h36, demonstrando, mais uma vez, uma calma tremenda para saber lidar com os vários momentos do encontro. Além, claro está, da qualidade necessária para derrotar uma tenista do top 25. É que, depois de dominar o primeiro set, Andreeva virou um 1-4 no segundo parcial e teve sete break points a 4-4. Não os aproveitou e de seguida salvou dois set points. A reação? Salvá-los e fechar o encontro pouco depois.

Leia também:

 

Assim, Mirra Andreeva, que começou o ano na final do Australian Open de juniores, está nos oitavos-de-final e tem duelo marcado com Madison Keys (18.ª). Para já, tem uma subida prevista para o 64.º posto, sendo que o acesso aos ‘quartos’ leva-a para o top 50.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt