Ivanisevic revela como é treinar Djokovic: «Não é fácil motivá-lo, já ganhou tudo»
Goran Ivanisevic, treinador de Novak Djokovic, respondeu a uma pergunta que muita gente faz: como é que se motiva um jogador como Nole?
Ora, numa conferência, o técnico croata falou sobre isso e muito mais e explicou a sensação que é treinar um tenista como Djokovic.
Leia também:
- — Eis o novo top 10 ATP com mais de metade a mudar de lugar depois de Xangai
- — Alcaraz desliga-se do ténis e nem vê raquetes à frente durante uma semana
- — Wilander preocupado com Alcaraz: «Perdeu a alegria no court»
COMO MOTIVAR DJOKOVIC?
Não é fácil motivá-lo porque já ganhou tudo mas temos uma maneira. Muitas vezes não estamos de acordo entre nós mas é bom discutir.
PRESSÃO DE TREINAR DJOKOVIC
Gosto do meu trabalho. Só podes fazer bem um trabalho se gostares dele e receberes o apoio da tua família. Se não sabes como lidar com o stress, que está sempre presente, não poderás fazer o teu trabalho. É mais fácil para mim porque somos da região. Estou constantemente debaixo de muito stress. Somos cinco na equipa mas a culpa é sempre minha quando algo não funciona. Isso é o que acontece quando és treinador.
ELOGIOS A DJOKOVIC
Estou feliz de formar um génis, o melhor tenista de todos os tempos e um dos melhores desportistas no geral. O Novak é único na sua espécie, não há muita gente no mundo como ele, é um ganhador. Teve a sorte de ter pessoas como o Nadal e Federer antes dele, pressionaram-se mutuamente mas ele motiva-se a ele mesmo. Quando lhe dizes que não pode fazer algo, é ainda pior. Demonstra que pode fazer. Tenta sempre encontrar forma de ganhar, sem desculpas, mesmo se não está bem ou se está lesionado.
AUTO-ELOGIAS
Todos me viam como um selvagem em court mas sou bastante diferente fora dele, sou bastante tranquilo. Ninguém acredita que pudesse vir a ser um bom treinador. Tens de entender como enterrar o teu próprio ego. Já não és importante, o importante é o jogador.