ITF diz que russos e bielorrussos podem ir aos Jogos Olímpicos perante critérios… impossíveis
A ITF anunciou que os tenistas que representam Rússia e Bielorrússia estão autorizados a competir nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Boas notícias para os jogadores em causa, certo? Bem… Mais ou menos. É que essa permissão anunciada pela Federação Internacional de Ténis vem com uma premissa basicamente impossível de cumprir a não ser que haja exceções que não foram referidas no comunicado feito para este assunto.
A parte simples é que os tenistas destes países teriam de competir de forma neutra. Até aí tudo certo e possível. Impossível é Daniil Medvedev, Aryna Sabalenka e companhia cumprirem os requerimentos de elegibilidade, como está detalhado no documento publicado. Em causa está a participação na Taça Davis e na Billie Jean King Cup, provas das quais Rússia e Bielorrúsia continuam banidas.
Tendo isso em conta, torna-se impossível cumprir esses requerimentos, pelo que resta saber se haverá alguma exceção ou se esta autorização acompanhada desta obrigação não acaba mesmo por ser simplesmente… uma proibição.