ITF diz que russos e bielorrussos podem ir aos Jogos Olímpicos perante critérios… impossíveis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 6, 2024
medvedev dubai
Divulgação/Dubai Duty Free Tennis Championships

A ITF anunciou que os tenistas que representam Rússia e Bielorrússia estão autorizados a competir nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Boas notícias para os jogadores em causa, certo? Bem… Mais ou menos. É que essa permissão anunciada pela Federação Internacional de Ténis vem com uma premissa basicamente impossível de cumprir a não ser que haja exceções que não foram referidas no comunicado feito para este assunto.

A parte simples é que os tenistas destes países teriam de competir de forma neutra. Até aí tudo certo e possível. Impossível é Daniil Medvedev, Aryna Sabalenka e companhia cumprirem os requerimentos de elegibilidade, como está detalhado no documento publicado. Em causa está a participação na Taça Davis e na Billie Jean King Cup, provas das quais Rússia e Bielorrúsia continuam banidas.

Tendo isso em conta, torna-se impossível cumprir esses requerimentos, pelo que resta saber se haverá alguma exceção ou se esta autorização acompanhada desta obrigação não acaba mesmo por ser simplesmente… uma proibição.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt