Irmãs Jorge com sortes distintas no ITF do Porto

Por José Morgado - Janeiro 29, 2026
Francisca-Jorge

Francisca Jorge começou da melhor forma a sua participação no ITF W75 do Porto, a decorrer na nave de campos cobertos do Complexo Desportivo do Monte Aventino, ao somar a primeira vitória em singulares em 2026. Fora do lote de cabeças de série, a número um nacional e 214.ª do ranking WTA impôs-se à checa Lucie Havlickova (281.ª) pelos parciais de 6-2 e 7-6(5), num encontro marcado por grande capacidade de reação, depois de recuperar de uma desvantagem de 1-5 no segundo set.

Matilde Jorge, 270.ª do mundo, não teve a mesma sorte e foi eliminada na primeira ronda, após um duelo extremamente equilibrado e exigente, com 3h17 de duração. A número dois portuguesa acabou por ceder frente à neerlandesa Anouk Koevermans (194.ª) por 6-3, 6-7(4) e 7-5, apesar de ter liderado o set decisivo com um break de vantagem por três vezes.

Matilde procurava seguir os passos de Francisca Jorge e de Angelina Voloshchuk, também apurada para a segunda ronda, mas com a derrota irá agora centrar atenções na competição de pares.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com