Insaciável Swiatek conquista em San Diego incrível oitavo título em 2022

Por José Morgado - Outubro 17, 2022
swiatek

Iga Swiatek, número um do Mundo e incontestável melhor jogadora da atualidade, escreveu este domingo mais uma página memorável numa temporada de 2022 que ficará na história do ténis feminino, ao vencer no WTA 500 de San Diego, nos Estados Unidos, o seu oitavo título do ano, depois de Doha, Indian Wells, Miami, Estugarda, Roma, Roland Garros e US Open.

Uma semana depois de ter visto a sua série de 10 vitórias seguidas em finais interrompida, a polaca de 22 anos voltou aos troféus com um triunfo na final de San Diego diante da croata Donna Vekic, 77.ª WTA e oriunda da fase de qualificação, por 6-3, 3-6 e 6-0, numa final de 1h49 que foi muito interessante até ao momento em que Vekic quebrou finalmente do ponto de vista físico depois de uma semana muito intensa, que incluiu a conclusão da sua meia-final horas antes… da final.

Swiatek vai entrar nas WTA Finals de Fort Worth (ela não joga na próxima semana o WTA 1000 de Guadalajara) como incontestável número um do Mundo (64 vitórias em 72 encontros disputados este ano), ao passo que Vekic vai voltar ao top 50 depois da melhor semana da sua carreira, em que derrotou quatro top 25 consecutivamente.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt