INESQUECÍVEL: Madrid despede-se em lágrimas do ídolo Nadal nos oitavos-de-final

Por José Morgado - Abril 30, 2024
NADALLLL

MADRID. ESPANHA. Rafael Nadal despediu-se esta terça-feira ao final da noite pela última vez da Pista Manolo Santana, após perder nos oitavos-de-final da sua última participação no ATP Masters 1000 de Madrid, o último torneio da sua carreira em Espanha. O espanhol foi eliminado diante do checo Jiri Lehecka, de 22 anos, por 7-5 e 6-4, num encontro de bom nível, mas onde a superior potência e intensidade do jogador de leste acabou por fazer a diferença nos momentos mais importantes de cada um dos sets.

Para o final… estava reservada uma homenagem de ir às lágrimas, com a rede a baixar e cinco longas lonas a lembrarem os cinco títulos do espanhol neste torneio e as palavras “GRACIAS RAFA” a emocionarem quem, como nós, teve a felicidade de aqui estar.

“Foi uma jornada incrível que começou quando eu era muito pequeno aqui. Jogar aqui é um presente há 21 anos. Isto é mais importante do que qualquer Grand Slam que ganhei e sempre ficará comigo”, confessou o tenista maiorquino de quase 38 anos, que ainda planeia jogar até ao final da temporada. “Este é um daqueles dias que quando chega é muito difícil, mas a vida e meu corpo estão a enviar-me sinais há muito tempo. O sonho era terminar aqui em court. E consegui. Tive a sorte na minha vida de poder transformar a minha paixão no meu trabalho, sou um privilegiado. Tenho sorte na vida por tudo que vivi, não posso pedir mais. Espero ter sido um exemplo para as novas gerações”.

(em atualização)

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt