Hurkacz e Wawrinka com sorte distintas em Astana; Tiafoe vence em Tóquio

Por José Morgado - Outubro 3, 2022

Já arrancaram os dois ATP 500 da semana, com muitas coisas em jogo especialmente no que à qualificação para as ATP Finals diz respeito, e um dos jogadores que está na luta pelas três vagas que faltam preencher… entrou a ganhar. Hubert Hurkacz, número 10 ATP e nono na corrida para as Finals, qualificou-se esta segunda-feira para os oitavos-de-final do ATP 500 de Astana, no Cazaquistão, ao derrotar o argentino Francisco Cerundolo, 29.º ATP, por 6-2 e 7-6(2), em 1h22, ficando agora à espera do vencedor do encontro entre Tallon Griekspoor e Alexander Bublik para saber quem defronta na próxima fase.

Em sentido inverso e ainda em Astana, Stan Wawrinka, ex-top 3 mundial e atual 191.º, não resistiu ao francês Adrian Mannarino (51.º), que virou para triunfar por 1-6, 6-2 e 6-3. O francês aguarda na segunda ronda por Carlos Alcaraz ou David Goffin, que entrou como lucky loser para substituir Holger Rune.

Em Tóquio, o destaque da primeira jornada foi a vitória do norte-americano Frances Tiafoe, 19.º ATP, que impôs com naturalidade o seu favoritismo diante do wild card local Yasutaka Uchiyama, 314.º, por 6-3 e 6-4. Foi um dia difícil para os japoneses (Taro Daniel e Shintaro Mochizuki também perderam…) que ficaram já sem três dos nove elementos da sua comitiva de participantes em singulares.

Histórico: mesmo sem Nishikori, ATP 500 de Tóquio tem 9 (!) japoneses no quadro

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt