Histórico: mesmo sem Nishikori, ATP 500 de Tóquio tem 9 (!) japoneses no quadro

Por José Morgado - Outubro 3, 2022
Yoshihito-Nishioka

O ATP 500 de Tóquio arranca esta segunda-feira na capital do Japão e se é verdade que o quadro está bastante mais fraco do que noutros anos, é um facto que a prova desta ano tem vários pontos de interesse adicionais para o público da casa. É que vamos ter um recorde de participantes japoneses no quadro principal masculino deste prova, num ano em que Kei Nishikori, duas vezes campeão (2012 e 2014) volta a nem sequer estar presente devido a ainda estar a recuperar de uma lesão na anca direita.

Ao todo, são nove os jogadores que se apresentam a jogo na primeira ronda: dois com entrada direita, três wild cards, três qualifiers e ainda um lucky loser.

OS NOVE JAPONESES

Yoshihito Nishioka (direto)
Taro Daniel (direto)
Yasutaka Uchyiama (wild card)
Shintaro Mochizuki (wild card)
Kaichi Uchida (wild card)
Rio Noguchi (qualifier)
Sho Shimabukuro (qualifier)
Yuta Shimizu (qualifier)
Hiroki Moriya (lucky loser)

O QUADRO

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt