Humbert ao ataque: «ATP só quer saber do dinheiro»

Por José Morgado - October 22, 2024
Humbert

Ugo Humbert, melhor tenista francês da atualidade (16.º ATP), foi a mais recente voz critica do calendário do circuito mundial de ténis, atirando-se contra… as entidades que gerem a modalidade, neste caso o ATP Tour.

O francês não se poupou em palavras e classificou de ‘idiotice’ o facto de o circuito ter decidido aumentar a duração da maioria dos Masters 1000 para duas semanas. “O circuito tem uma agenda própria e em nenhum momento pensa ou ouve os jogadores. E quando falamos, eles nunca estão de acordo connosco. É uma absoluta idiotice passar os Masters 1000 quase todos para duas semanas. É absolutamente cansativo. Dizem que ganhamos mais dinheiro, mas isso é uma falácia total pois gastamos também muito mais dinheiro. E lesionam-se agora muito mais jogadores do que antes. Os factos estão à vista de todos”, contou em conversa com o ‘Tennis Majors’.

 

Leia também:

 

Humbert relevou alguns dos sacrifícios que teve de fazer. “Durante a época de piso rápido norte-americana houve alturas em que competi lesionado. Outras em que queria estar em casa mas o calendário obrigava-me a viajar. Estava completamente esgotado. Não há nenhuma outra modalidade em que os jogadores só tenham duas ou três semanas, no máximo um mês, de férias. É uma loucura total. A United Cup começa a 27 de dezembro. Nem o Natal podemos passar em casa”.

Jannik Sinner, número um mundial, defendeu o calendário e disse que cada tenista pode escolher aquilo que joga, mas Humbert discorda. “Acho que ele tem as ideias pouco claras neste aspeto. Ele é número um do Mundo e parte de uma posição de privilégio. Quem está a 50 ou 60 do Mundo não se pode dar ao luxo de falhar torneios só porque sim. Tem de jogar todos para tentar subir no ranking mais rápido”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.