Holger Rune leva pneu e é humilhado na sua estreia absoluta em Xangai

Por José Morgado - Outubro 6, 2023
runeeee

Holger Rune, número seis do Mundo e um dos tenistas ainda na luta pela qualificação para as ATP Finals de Turim — o que, no seu caso, seria uma estreia depois de ter sido suplente em 2022 –, sofreu esta sexta-feira mais uma derrota dura que pode comprometer as suas chances de marcar presença nesse certame de elite do ATP Tour.

O tenista dinamarquês, que tem apenas uma vitória desde Wimbledon, foi totalmente arrasado na segunda ronda do ATP Masters 1000 de Xangai, onde fez este ano a sua estreia absoluta, ao perder contra o norte-americano Brandon Nakashima, caído agora para fora do top 100 (122.º), por 6-0 e 6-2, em apenas 67 minutos. É a maior vitória da carreira de Nakashima, que até tem sido uma das maiores desilusões da temporada, em termos de ranking.

Num início de jornada caótico para os cabeças-de-série — esta é a primeira ronda em que entram favoritos — Casper Ruud (9.º ATP) foi uma das exceções entre os tenistas de topo, escapando da eliminação. O norueguês derrotou Yoshihito Nishioka, 48.º ATP, por 7-5 e 6-0. Alex De Minaur (que ainda luta pela presença nas ATP Finals, tal como Ruud) e Tallon Griekspoor também foram eliminados!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt