Histórico treinador deixa conselho: «Metam os miúdos todos a ver Federer jogar»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 3, 2022

Roger Federer continua longe de um eventual regresso à competição, com o final do verão a ser apontado como a altura mais provável para o antigo número do Mundo voltar aos courts. No entanto, não é por isso que deixa de ter enorme influência, como se percebe pelas palavras de um mítico treinador. É que Rick Macci diz que quem quer ter sucesso… precisa de ver muito de Federer.

“É o melhor jogador de sempre em termos de exemplo. Estamos a falar de velocidade, rapidez, equilíbrio, agilidade, fluidez. Mas mais importante do que isso, temperamento. Ele comete um erro mas nem consegues dizer que aconteceu alguma coisa. Tem sido o líder e fazê-lo desde tão jovem é inacreditável. Querem que os miúdos fiquem melhores? Metam-nos todos a ver Federer jogar”, destacou o antigo treinador de Maria Sharapova, Jennifer Capriati, Andy Roddick, Serena Venus Williams.

Para Macci, o que mais impressiona é mesmo o lado mental de Federer, embora a técnica também o deixe rendido. “Nem estou tanto a falar da sua parte mecânica, embora a direita seja para lá de incrível. A sua direita, biomecanicamente falando, é surreal. Mas vejam como ele reage depois de cada ponto. É como se não se tivesse passado nada. Fed, o melhor de sempre!”, rematou.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.