Histórico João Sousa não facilita e avança à terceira ronda em Wimbledon
João Sousa, número um nacional e 31.º do ranking mundial, voltou a fazer história esta quinta-feira em pleno court 7 do All England Club. O vimaranense de 27 anos derrotou o norte-americano Dennis Novikov, 145.º da hierarquia ATP, e tornou-se no primeiro jogador português de sempre a alcançar a terceira ronda de Wimbledon, que arrancou na segunda-feira em Londres.
A defender o inédito estatuto de 31.º cabeça de série da prova inglesa, Sousa precisou de quatro partidas para bater o jogador americano pelos parciais de 6-4, 6-4, 3-6 e 6-4, num encontro que contou com muito apoio de público português e se prolongou por exatamente duas horas de duração.
Dois dias depois de ter rubricado uma vitória em cinco partidas na estreia, frente ao russo Dmitry Tursunov, Sousa apresentou-se muito sólido em todos os capítulos, conseguindo impor o seu ténis acutilante de fundo do court e cortando nos erros diretos. Novikov ainda reagiu no terceiro parcial, subindo o nível de jogo, mas o pupilo de Frederico Marques manteve-se firme até ao triunfo.
Com esta vitória, João Sousa torna-se no primeiro português a alcançar a terceira ronda em três dos quatro torneios do Grand Slam. O líder do ranking nacional já havia alcançado esta fase de competição tanto no Open da Austrália, em 2015 e 2016, como no Open dos Estados Unidos, se recuarmos à época de 2013.
Na terceira eliminatória, João Sousa tem pela frente o vencedor do confronto entre o austríaco Dominic Thiem, número oito do ranking mundial, e o checo Jiri Vesely, que medem forças esta quinta-feira no court 1. Sousa está em desvantagem no confronto direto perante Thiem por 1-6, perdendo os três duelos que disputaram este ano, mas nunca mediu forças com Vesely no circuito ATP.