Gastão Elias de gala faz história e conquista primeiro triunfo sobre jogador do top 20 ATP
Gastão Elias apresentou-se de gala esta quinta-feira para fazer história na sua carreira. O número dois português e 72.º do ranking mundial, exibiu um nível estratosférico para bater o uruguaio Pablo Cuevas, 20.º colocado da hierarquia, e conquistar a sua primeira vitória do currículo sobre um jogador do top 20, avançando para os quartos de final do ATP 250 de Umag, na Croácia.
Num encontro de cortar a respiração, Elias jogou o ténis da sua vida e venceu pelos parciais de 3-6, 6-3 e 7-6(7), ao cabo de 2h15 de duração. Depois de um grande equilíbrio e de vários pontos de belo efeito, o português liderou por 5-3 na terceira partida, deixou o uruguaio encostar a 5-5, mas foi no tiebreak que foi buscar o triunfo, depois de até salvar um match point.
Nos quartos de final, os quintos da carreira e terceiros na presente temporada – foi quarto-finalista em São Paulo, Brasil, e semifinalista na semana passada em Bastad, Suécia -, Gastão Elias mede forças com o espanhol Pablo Carreño Busta, sexto cabeça de série e 56.º colocado ATP. Os dois jogadores nunca se defrontaram anteriormente no circuito profissional.
Com este triunfo rumo aos quartos de final, Gastão Elias poderá ascender à sua melhor classificação de sempre, figurando, até ao momento, no 71.º posto do ranking mundial.