This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
História, história e mais história: o que está em jogo para Nadal e Medvedev na final do Australian Open
Está tudo pronto para um duelo de luxo entre Daniil Medvedev e Rafael Nadal para discutir quem sai do Australian Open como novo campeão. O simples facto de em jogo estar um título do Grand Slam é suficiente para se tratar de um encontro de enorme importância, mas este embate vai para outro nível. É que há história à espera de ser escrita, seja pela frieza e loucura do russo, seja pela resiliência e potência do espanhol. Aqui resumimos os principais feitos que Medvedev e Nadal festejam se saírem por cima de uma batalha que se espera titânica.
Medvedev, o líder da nova geração
- Depois de ter conquistado o seu primeiro título do Grand Slam no US Open do ano passado, Medvedev pode tornar-se no primeiro homem da história a vencer os seus dois primeiros Majors em eventos consecutivos. Nem os membros do Big Three alcançaram tal feito.
- Se conquistar o Australian Open, Medvedev fica virtualmente posicionado para ultrapassar Novak Djokovic na liderança do ranking mundial. O russo pode tornar-se no primeiro tenista que não Djokovic, Murray, Federer ou Nadal a estar no topo desde 2003.
- Medvedev torna-se apenas no sexto homem na Era Open a vencer o Australian Open logo depois de conquistar o US Open no ano anterior. Os outros foram Ken Rosewall, Pete Sampras, Andre Agassi e Roger Federer.
- Aos 25 anos e 353 dias, Medvedev será o mais jovem campeão do Australian Open desde… Djokovic, que conquistou o título em 2013 quando tinha 25 anos e 250 dias. Também procura colocar um ponto final numa série de cinco anos com campeões trintões em Melbourne Park.
Nadal, o touro sem idade
- É o recorde que todos querem escrever: Nadal tem uma oportunidade de ouro para se tornar no primeiro homem da história a conquistar 21 títulos do Grand Slam, descolando do empate que neste momento se mantém com Roger Federer e Novak Djokovic. O sérvio teve essa hipótese no US Open mas foi negado por… Medvedev.
- Se o touro de Manacor resistir ao gelo russo, então Nadal vai tornar-se no segundo homem da Era Open – e quarto na história – a vencer os quatro torneios do Grand Slam pelo menos duas vezes cada. O espanhol junta-se, nesse caso, a Novak Djokovic, que alcançou o feito em Roland Garros na época passada, bem como a Roy Emerson e Rod Laver.
- Aos 35 anos e 241 dias, Nadal pode ser o terceiro homem na Era Open a vencer o Australian Open depois de celebrar o 35.º aniversário. Roger Federer e Ken Rosewall venceram ambos dois títulos na Austrália com mais de 35 anos.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Australian Open 2022
- Rafael Nadal