Henrique Rocha vira maratona em Tenerife rumo às quintas ‘meias’ Challenger da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 7, 2025

Henrique Rocha teve de cerrar os dentes e ir à luta, mas acabou mesmo por sair vitorioso de uma grande batalha a caminho das meias-finais do Challenger de Tenerife. O número 162 do ranking ATP, quarto cabeça-de-série do torneio espanhol, gastou quase três horas e finalmente derrubou Abdullah Shelbayh (261.º), tenista da Jordânia que vai evoluindo na Academia de Rafael Nadal.

O português de 20 anos resistiu com os parciais 4-6, 7-6(2) e 6-4, com destaque para a reação que conseguiu mostrar na segunda partida. Quando estava 5-5, salvou dois break points e manteve-se firme na luta. Rocha passou pelo tie-break em grande estilo e pressionou constantemente no terceiro parcial, fazendo o break à sexta oportunidade. Ainda assim, Shelbayh reagiu e chegou ao 4-4, momento em que o número três nacional voltou a subir de nível, conseguiu uma nova quebra de serviço e já não abanou.

Desta forma, Henrique Rocha apura-se para a sexta meia-final da carreira em torneios Challenger, indo à procura da terceira final, isto depois de ter sido campeão em Múrcia e ‘vice’ em Bratislava, no ano passado. Pela frente terá o vencedor do duelo entre o espanhol Alejandro Moro Cañas (164.º) e o libanês Benjamin Hassan (227.º), sendo que tem prevista uma subida para o 154.º posto do ranking ATP, um novo recorde pessoal, nesta altura.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt