Henrique Rocha soma uma das maiores vitórias da carreira e avança no Maia Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 28, 2023
Créditos: Sebastião Guimarães/FPT

Em frente! Henrique Rocha somou esta terça-feira uma das maiores vitórias da sua carreira e certamente uma das mais especiais, ao garantir o acesso à segunda ronda do Maia Open. Nos courts onde fez a sua formação, o número 255 do ranking ATP garantiu o segundo triunfo num quadro principal Challenger — o outro foi no Porto Open — e juntou-se ao irmão Francisco Rocha na segunda eliminatória, sendo para já os representantes portugueses nessa fase.

Pelo caminho ficou o italiano Alessando Giannessi (206.º), que cedeu face aos parciais 6-4, 6-7(5) e 6-2. Rocha esteve a dois pontos da vitória no tie-break, quando o resultado esteve empatado a cinco, mas não acusou a perda da segunda partida e saiu por cima da terceira, mostrando mais uma vez a sua enorme capacidade de luta e de superação. Assim, o campeão nacional absoluto festejou a sua segunda melhor vitória em termos de ranking, apenas superada por uma das que somou no Estoril Open, quando bateu Ryan Peniston (159.º) no qualifying.

Quer isto dizer também que Henrique Rocha mantém vivo o sonho de disputar o Australian Open. O portuense de 19 anos precisa de chegar às meias-finais para subir o suficiente no ranking e, para já, vai tentar o acesso aos quartos-de-final de um Challenger pela primeira vez na carreira quando tiver pela frente o britânico Anton Matusevich (494.º), que passou o qualifying e bateu Calvin Hemery (189.º) por 4-6, 6-3 e 6-3 na primeira ronda.

No que diz respeito aos portugueses, os irmãos Rocha já estão na segunda eliminatória mas ainda vão ter a companhia de pelo menos mais um: Pedro Araújo Jaime Faria defrontam-se, enquanto Nuno Borges defronta Mohamed Safwat João Sousa mede forças com Filip Jianu.

Leia também:

 

Se ainda não começaste a testar os teus conhecimentos e palpites sobre ténis na Betclic, está na hora de o fazeres. Inscreve-te aqui e aproveita o código ‘BOLAMARELA’ para condições únicas no teu registo: tens direito a 50€ sem risco na primeira aposta! Caso seja perdedora, a Betclic devolve o dinheiro. Não percas esta oportunidade!

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt