Henrique Rocha perde e fica à porta do quadro principal do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 22, 2025

Ainda não vai ser desta que Henrique Rocha se irá estrear no quadro principal do US Open. O número 168 do ranking ATP perdeu na terceira e última ronda da fase de qualificação do Grand Slam nova-iorquino, pelo que fica sem entrada para a lista principal em Flushing Meadows, sendo que também irá ficar fora do sorteio para os três lugares de lucky losers.

O português de 21 anos cedeu diante do italiano Francesco Passaro (121.º) com os parciais 7-5 e 6-3, ao cabo de 1h38, num encontro em que não conseguiu impor o seu ténis. Tudo estava muito equilibrado no primeiro set, com apenas um break point para Passaro, até que tudo se resolveu quando o tie-break estava à vista: a servir a perder por 6-5, o luso foi quebrado.

Já na segunda partida, Henrique Rocha finalmente criou uma oportunidade para fazer a diferença quando estava 2-2, mas não capitalizou no único ponto de break de que dispôs e Passaro voltou a ser cirúrgico, desta feita ao fazer o break no oitavo jogo, fechando logo de seguida com autoridade.

Desta forma, Rocha perde na última ronda do qualifying de um Grand Slam pela segunda vez na carreira, depois do Australian Open deste ano — cedeu frente ao italiano Matteo Gigante –, sendo que ultrapassou o qualy em Roland Garros. Assim, as esperanças portuguesas recaem em Nuno Borges, já no quadro, e Jaime Faria, que ainda disputa a terceira ronda do qualifying. No caso de Faria, uma derrota não o tira logo da prova, já que, pelo ranking, irá sempre ao sorteio para as três vagas de lucky loser.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt