Henrique Rocha despede-se na 1.ª ronda do qualifying em Paris na sua estreia em Grand Slams
Henrique Rocha, de 20 anos, foi derrotado esta segunda-feira na primeira ronda da fase de qualificação de Roland Garros, a sua estreia absoluta em torneios de Grand Slam profissionais, dois anos depois de ter sido semifinalista de pares juniores aqui mesmo em Paris.
O jovem da Maia, atual número 204 do ranking mundial, esteve muito perto da vitória em dois sets, mas acabou derrotado em três sets pelo moldavo Radu Albot, número 139 ATP mas antigo top 50, por 4-6, 7-6(5) e 6-3, num intenso duelo de três horas que esteve interrompido durante muito tempo por causa da chuva com o resultado em 6-4, 1-1 para o português. Rocha nem lidou mal com a paragem, mas acabou por não impedir a recuperação do tenista de leste, que jogou um grande terceiro set depois de uma reviravolta decisiva no tie-break do segundo.
Albot, que enfrentou um vocal público português durante as três horas de batalha, acabou a festejar… como Cristiano Ronaldo.
A participação portuguesa no qualifying de Roland Garros fica agora nas mãos de Jaime Faria (183.º ATP), que vai defrontar o francês Clement Tabur na jornada de terça-feira.