Henrique Rocha, de 16 anos, alcança melhor vitória da carreira e bate Cação na Figueira

Por José Morgado - Julho 9, 2020

Henrique Rocha, jovem nascido em 2004, de apenas 16 anos, que venceu o Nacional de sub-14 em 2018 e o de sub-16 em 2019, alcançou esta quinta-feira a melhor vitória da sua vida, ao bater o top 600 ATP Tiago Cação na segunda jornada do Grupo 4 da terceira etapa do circuito sénior da Federação Portuguesa de Ténis, na Figueira da Foz.

O jovem da Maia, que passou pela fase de qualificação no início da semana e que havia perdido com Duarte Vale na véspera (6-4 e 6-1), jogou a muito bom nível para bater Cação, uma das caras do Centro de Alto Rendimento do Jamor, da FPT, por 6-4 e 6-3, em 1h15 de encontro, adiando as decisões do grupo para sexta-feira, quando Vale, em grande posição para se apurar para as meias-finais, defrontar Cação.

Rocha, top 20 do ranking da Tennis Europe em sub-16, fica, apesar de tudo, pelo caminho, com um registo de 1-1 em vitórias, 2-2 em sets e 17-20 em jogos. Ainda assim, uma semana memorável para o jovem da ET Maia.

Duarte Vale fica a precisar de ganhar apenas sete jogos diante de Cação na sexta-feira. O penichense precisa de triunfar em dois sets e com parciais expressivos para se apurar.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt