Henrique Rocha: o primeiro jogador nascido em 2004 a bater um top 600

Por José Morgado - Julho 9, 2020
henrique-rocha

Com os circuitos internacionais parados até pelo menos meados do próximo mês, os países vão-se desdobrando em torneios de exibição, que têm dado a jovens e menos jovens a oportunidade de voltar a partir. Mas esta quinta-feira é de Portugal que vem um dos resultados que impressionou mais o mundo do ténis e pela raqueta de Henrique Rocha, jovem de apenas 16 anos.

O tenista da Maia, que nos últimos dois anos foi campeão nacional de sub-14 (2018) e sub-16 (2019), tornou-se esta quinta-feira no primeiro jogador nascido em 2004 a derrotar um jogador do top 600 ATP, ao superar Tiago Cação, número 547 mundial, na segunda jornada do quadro principal da etapa da Figueira da Foz.

“Os meus principais objetivos para estes torneios eram principalmente passar a fase de qualificação e perante isso tentar fazer o melhor possível na fase principal”, começou por nos contar Henrique, que na Figueira passou com distinção o qualifying antes de perder com Duarte Vale (6-4 e 6-1) na primeira jornada da fase de grupos. “Para os próximos torneios o meu foco é jogar o melhor ténis possível e sentir-me bem neste regresso à competição e, claro, tentar fazer o melhor resultado possível”.

O jovem craque admitiu que está contente com o seu nível de jogo até agora nesta série de provas. “Acho que ao longo destas semanas tenho melhorado o meu nível e cada vez sinto me melhor em campo depois da pandemia.”

Rocha revelou ainda quais vão ser as suas prioridades a partir do momento em que o circuito internacional voltar, revelando que já está a estudar online nesta fase da sua curta carreira. “O meu foco agora é jogar mais ITF juniores para tentar jogar os Grand Slams. Neste momento estou a estudar no regime online, portanto tenho aulas por Skype desde o início do ano”.

O top 20 europeu de sub-16 revelou ainda quem é o seu jogador favorito… e porquê. “O meu jogador preferido é o Roger Federer porque acho que é um tenis que para além de tanto talento que tem é muito humilde e trabalhador e na minha opinião o melhor de todos os tempos!”

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.