Henrique Rocha cerra os dentes e avança no qualifying em Roland Garros
Em frente! Henrique Rocha, número 201 do ranking ATP, encontrou algum do seu melhor ténis nos últimos meses e venceu pela primeira vez na carreira em Roland Garros, garantindo o apuramento para a segunda ronda do qualifying do segundo Grand Slam da temporada.
A entrar na prova com apenas um triunfo nos últimos dez encontros, o português de 21 anos cerrou os dentes e foi à luta com Robin Bertrand (294.º), acabando por sair por cima com os parciais 7-6(5) e 6-2. Mas foi mesmo preciso lutar, especialmente numa primeira partida duríssima, que se prolongou por 1h16.
Rocha entrou mal, a perder por 3-1, mas disparou para 5-3 e teve mesmo dois set points no serviço de Bertrand. No entanto, o gaulês reagiu e virou para 6-5, chegando o tie-break para resolver. Aí, tudo parecia pender para o lado do tenista da casa, que criou uma vantagem de 4-0, apenas para ver Rocha recuperar novamente.
Leia também:
- — Alcaraz derrota Sinner pela quarta vez seguida e conquista Roma pela primeira vez em casa do maior rival
- — Os impressionantes registos de Sinner que chegaram ao fim após perder para Alcaraz
- — Eis o novo top 10 mundial com Alcaraz a subir e Musetti com novo máximo de carreira
A partir daí, o português elevou o nível e não olhou mais para trás, carimbando o primeiro triunfo em Roland Garros, nesta que é a sua segunda tentativa no qualifying do Grand Slam gaulês. Agora, depois de ter chegado à derradeira ronda no Australian Open, Henrique Rocha irá defrontar o chileno Tomás Barrios Vera (110.º), que bateu Luka Pavlovic (219.º), por 6-4 e 6-3. Um triunfo vale precisamente uma vaga na ronda de acesso ao quadro principal, onde já estão garantidos Nuno Borges e Jaime Faria.