Henrique Rocha brilha e derrota 10.º do ranking de juniores no prestigiado Bonfiglio

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 12, 2021
Henrique-Rocha
FOTO: Sara Falcão/FPT

Simplesmente brutal! Henrique Rocha, português de 17 anos que ocupa o 86.º posto do ranking mundial de juniores, somou um fantástico triunfo num dos mais importantes torneios sub-18 do planeta. Rocha entrou da melhor maneira no Trofeo Bonfiglio, uma de cinco prestigiadas provas de nível A – o equivalente a um Masters 1000 -, e logo com um triunfo em apenas dois sets diante do 1.º cabeça-de-série e 10.º classificado do ranking.

Henrique Rocha bateu o francês Sean Cuenin com os parciais 6-4 e 6-2 para surpreender rumo à segunda ronda na terra batida italiana de Milão. Trata-se de um torneio que jogadores como Alexander Zverev ou Stefanos Tsitsipas ganharam num passado recente e no qual o português conquistou o direito de sonhar depois de afastar o principal pré-designado com uma exibição de luxo.

Agora fica à espera do desfecho entre o italiano Massimo Giunta (616.º) e o Filippos Astreinidis (343.º), pelo que deverá entrar como favorito na luta por um lugar nos oitavos-de-final. Quem ficou pelo caminho foi o português Miguel Gomes (45.º), que não conseguiu defender o estatuto de 10.º cabeça-de-série diante do checo Jakub Mensik (90.º), caindo com os parciais 6-3 e 6-1.

Pedro Gonçalo Pinto