Há precisamente 20 (!) anos, Federer jogava a sua primeira final

Por José Morgado - Fevereiro 13, 2020
rosset-federer-2000

A longevidade de Roger Federer é muitas vezes comentada e apreciada, mas torna-se ainda mais impressionante quando colocada em perspetiva. Por exemplo, faz hoje precisamente 20 anos (13 de fevereiro de 2000), que o campeoníssimo suíço jogou a sua primeira de — para já — 157 finais de singulares no circuito ATP. Foi em Marselha e diante… de um veterano compatriota.

Marc Rosset venceu no tie-break da terceira partida e deixou o miúdo de 18 anos em lágrimas, mas aquele seria o primeiro passo para uma lenda que dura há duas décadas. O caminho de Federer para essa final foi notável e incluiu vários ex-top 10 e um campeão de Grand Slam:

1.ª ronda – Dupuis

2.ª ronda – T. Johansson

Quartos-de-final- Ljubicic (o seu atual treinador!)

Meias-finais- Santoro

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=YTXTYQu20UE

Federer, que nesse ano ainda chegou às meias-finais dos Jogos Olímpicos — ficou em quarto lugar — e à sua primeira final em Basileia, precisaria de mais um ano para ganhar o seu primeiro título, com 19 anos, em Milão.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com