Há exatamente 10 anos, Nadal deu uma reviravolta no rumo do ténis mundial

Por José Morgado - Agosto 18, 2018

18 de agosto de 2008, há precisamente 10 anos, ficará sempre na história como o dia em que Rafael Nadal deu uma cambalhota no rumo do ténis mundial. O espanhol, então com 22 anos, assumiu nessa data a liderança do ranking ATP pela primeira vez na vida, interrompendo 4 anos e meio de domínio de Roger Federer, o maior consecutivo da história do circuito ATP.

Em 2008, Nadal conquistou tudo o que havia para conquistar em terra batida, somou o seu primeiro título em Wimbledon e ainda foi vencer semanas depois a medalha de ouro olímpica em singulares, nos Jogos de Pequim. Federer, que depois até ganharia o seu quinto US Open seguido nesse ano, recuperaria a liderança apenas 11 meses depois, em Wimbledon 2009.

“Foi um enorme feito para mim na altura, porque estava  há muitos anos como número 2 e, por uma razão ou por outra, nunca tinha conseguido assumir a liderança. Começaram a aparecer jogadores novos e eu cheguei a pensar que nunca seria número 1”, confessou o maiorquino, agora com 32 anos.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=SRYR2k-zl4Y

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt