Gonçalo Oliveira é surpreendido e perde à primeira no ‘future’ de Hong Kong
Gonçalo Oliveira entrou a perder na temporada de 2020 no que diz respeito à variante de singulares. Depois de um triunfo em pares, o portuense, número 271 do ranking mundial, falhou individualmente a defesa do estatuto de primeiro cabeça de série e saiu surpreendido logo na ronda inaugural da prova future de Hong Kong, dotada de 15 mil dólares em prémios monetários e onde optou por iniciar a nova época.
Num encontro resolvido em apenas duas partidas, Oliveira, treinado pelo pai Abílio, não resistiu na estreia ao japonês Takashi Saito, atual 777.º da hierarquia ATP, e perdeu pelos parciais de 7-6(2) e 7-6(3), ao cabo de 2h02 de um embate equilibrado no qual o nipónico conseguiu mostrar-se superior na ponta final de ambos os sets.
Apesar do desaire em singulares, Gonçalo Oliveira seguiu para os quartos de final de pares, variante na qual mostrou a sua qualidade na época transata. Ao lado do francês Mick Lescure, com quem defende o estatuto de primeiro pré-designado, Oliveira bateu na primeira ronda o japonês Naoki Nakagawa e o tailandês Congsup Congcar, por 4-6, 6-1 e 10-3 no match tiebreak.
Nos quartos de final, Oliveira e Lescure medem forças com os nipónicos Makoto Ochi e Jumpei Yamasaki.